Ficou indeciso na hora de preencher a ficha de inscrição para o vestibular? Sem estresse! Os testes vocacionais são os grandes aliados quando o assunto é carreira profissional, ainda mais se você ainda não conseguiu identificar qual área te motiva ou qual curso melhor se encaixa na sua personalidade e estilo de vida.
O teste vocacional nada mais é do que uma ferramenta valiosa para ajudá-lo a refletir sobre seus padrões de comportamento, habilidades, hábitos e interesses pessoais. Entendendo sobre quem você é e tentando prever suas atitudes em possíveis cenários nos ambientes de trabalho, é que você vai ter a chance de fazer uma escolha segura para o seu futuro profissional.
É agora que a “palavra mágica”, tão debatida no mundo moderno, surge novamente: autoconhecimento. Em primeiro lugar, conheça sobre você para depois definir uma profissão; pode parecer simples, mas não é bem assim. Por isso, os testes vocacionais (ou testes de carreira) devem ser encarados como o primeiro passo em busca do objetivo profissional, combinado?
Agora, vamos ao que interessa! Neste post, garimpamos a internet em busca de testes vocacionais gratuitos e confiáveis para ajudar você a encontrar a carreira dos sonhos e não errar na escolha do curso. Se ajeita na cadeira e confira!
A orientadora profissional Thais Helena Lima foi a responsável por desenvolver o teste utilizado pelo portal Guia da Carreira. Para produzir o material, ela teve como referência a Teoria das Escolhas Vocacionais de John Holland (1919-2008), combinada à sua experiência prévia na área da Educação. Para o teste, a profissional selecionou 15 perguntas e você deverá escolher a resposta com a qual mais se identifica.
O Quero Bolsa apresenta o teste vocacional criado com base na Teoria das Inteligências Múltiplas, de autoria do psicólogo educacional Howard Gardner. A metodologia é bastante utilizada para guiar pessoas na escolha de suas carreiras, se baseia em nove tipos diferentes de inteligência: lógico-matemática, linguística, musical, espacial, corporal (ou cinestésica), interpessoal, intrapessoal, naturalista e existencialista.
O teste do site Educa Mais Brasil também tem como referência a Teoria das Inteligências Múltiplas, de Gardner, e em suas categorias de inteligência. Neste teste, o aluno deve responder as 32 perguntas escolhendo uma opção dentre as 4, que são: “não concordo”, “concordo parcialmente”, “concordo” e “concordo plenamente”. O teste vai considerar as suas respostas e associá-las às definições de variados campos de atuação profissional.
O teste intitulado “Máquina de Profissões do Guia do Estudante” apresenta 60 perguntas objetivas e promete guiar o aluno para a melhor escolha da profissão levando em conta aspectos como seus valores, individualidade e “a opinião dos seus amigos”.
O teste do G1 Educação, produzido pelo Instituto Colmeia, tem como base a metodologia de pesquisa conhecida como escala Likert, comumente utilizada para análise comportamental. O estudante deve optar por uma alternativa dentro de uma escala que varia entre 1 a 5, em que “1” corresponde a “discordo totalmente” e “5” corresponde a “concordo totalmente”.
Por fim, se depois de fazer todos os testes vocacionais que apresentamos nesta lista e após comparar os resultados você ainda não sente que está pronto para fazer uma escolha, talvez seja o momento de procurar profissionais especializados no tema, como psicólogos e coachs de carreira. Sem dúvidas eles poderão ajudá-lo com toda a competência necessária para a tomada desta importante decisão da vida profissional.
Este conteúdo foi útil para você? Não deixe de compartilhar com seus amigos e aguarde os próximos posts do blog!