Elas são menos de 30% do corpo científico mundial, mas estão dispostas a mudar esse cenário
Meninos não choram, meninas são delicadas. Homens trabalham fora, enquanto mulheres cuidam da casa. Meninos de azul, meninas de rosa! Essas dicotomias foram ensinadas de geração em geração, e deixaram marcas profundas. Uma delas foi nas escolhas profissionais. Pesquisas populacionais evidenciam uma maior presença feminina em profissões consideradas “sensíveis”, enquanto maior engajamento masculino em exatas e ciências. O resultado desse quadro é um esvaziamento na presença de mulheres na ciência, fato que reflete diretamente na produção científica mundial.
É evidente que todos podem optar pela profissão com maior afinidade. A questão é quando há pressões sociais que influenciem essa escolha. Desde a ausência de estudos cruciais sem a menor participação de mulheres, seja do lado do pesquisador ou dos pesquisados; até uma forte disparidade salarial, o vazio feminino nas áreas de pesquisa e desenvolvimento científico resulta em fortes prejuízos sociais. De olho nessa discrepância, o Unicef instituiu, em 2015, o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O objetivo é alertar e despertar reações para que tenhamos cada vez mais mulheres na ciência, revertendo o cenário atual.
Resumidas por meio da sigla com iniciais em inglês STEM – Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, essas áreas são de crucial importância para terem uma maior presença feminina, com foco em diminuir a desigualdade entre homens e mulheres. Apesar das mulheres serem maioria na Educação em várias regiões do mundo, incluindo o Brasil, elas ainda não têm suficiente representatividade nessas áreas específicas, sejam com atuação profissional ou de pesquisa. Isso se torna ainda mais relevante quando, de acordo com estudos do próprio Unicef, as STEM ocuparão 75% dos postos de trabalho em 2050.
Áreas como arquitetura, comunicação e estudos linguísticos são majoritariamente preenchidas com profissionais femininos; enquanto as engenharias, física e química mostram um forte efetivo de homens. Assim, para que alcançar a maior isonomia entre os gêneros, com cenário de maior independência financeira e melhor distribuição de renda, bens e serviços, é indispensável a presença de mulheres na ciência.
Importante notar também que o dia instituído pelo Unicef faz uma clara referência às meninas. Isso é reflexo dos estudos realizados sobre o tema, que mostram que essa pressão assumida sobre suas escolhas vocacionais começa a ser exercida ainda na infância e adolescência. Nesse caso, torna-se importante o incentivo ao conhecimento das profissionais e a maior liberdade dada às pequenas, que na fase adulta serão peças fundamentais da maior presença de mulheres na ciência.
Cientes da nossa missão institucional como educadores, e também orgulhosos da presença feminina em nosso corpo docente e discente, angariamos aqui duas histórias de docentes do Ecossistema BRAS Educacional que atuam diretamente na área da pesquisa. Nossa intenção é refletir sobre nosso papel e incentivar a presença feminina em todos os nichos do conhecimento e profissionais. Abaixo temos relatos de mulheres na ciência!
A Faculdade UniBRAS Norte Goiano utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Com esta autorização estamos aptos para coletar tais informações e utilizá-las para tais finalidades. Você pode consultar nossa política de privacidadee política de cookies.
Este modo permite que as pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões resultantes de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo Deficiente Visual
Melhora o visual do site
Este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiência visual, como visão degradante, visão de túnel, catarata, glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em conteúdo específico
Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo compatível com TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
Este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo Cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
Este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.
Experiência legível
Dimensionamento de conteúdo
Padrão
lupa de texto
Fonte legível
Compatível com dislexia
Títulos de Destaque
Links de Destaque
Tamanho da Fonte
Padrão
Altura da linha
Padrão
Espaçamento entre Letras
Padrão
Esquerda alinhada
Alinhado ao centro
Alinhado à Direita
Experiência visualmente agradável
Contraste escuro
Contraste claro
Monocromático
Alto Contraste
Alta Saturação
Baixa Saturação
Ajustar as cores do texto
Ajustar as cores do título
Ajustar cores de fundo
Orientação fácil
Silenciar sons
Ocultar Imagens
Teclado virtual
Guia de leitura
Parar animações
máscara de leitura
Destaque ao passar o mouse
Foco de Destaque
Grande Cursor Escuro
Cursor de luz grande
Teclas de Navegação
Faculdade UniBRAS Norte Goiano
Declaração de acessibilidade faculdadeunibras.com.br/nortegoiano
Status de conformidade
Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a qualquer pessoa e estamos empenhados em fornecer um website que seja acessível ao maior público possível, independentemente das circunstâncias e capacidades.
Para cumprir isso, pretendemos aderir tão estritamente quanto possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 (WCAG 2.1) do World Wide Web Consortium (W3C) no nível AA. Estas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível a pessoas com diversas deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível a todas as pessoas: pessoas cegas, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais.
Este site utiliza diversas tecnologias que visam torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com deficiências específicas ajustem a UI (interface do usuário) do site e o projetem de acordo com suas necessidades pessoais.
Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza constantemente seu nível de acessibilidade. Esta aplicação corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela utilizados por usuários cegos e para funções de teclado utilizadas por indivíduos com deficiência motora.
Se você encontrou um defeito ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvi-lo. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte e-mail
Leitor de tela e navegação por teclado
Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Aplicativos de Internet Ricos Acessíveis), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que os usuários cegos que visitam leitores de tela sejam capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site. Assim que um usuário com leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente uma solicitação para inserir o perfil do leitor de tela para que possa navegar e operar seu site com eficiência. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, juntamente com capturas de tela do console com exemplos de código:
Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima a baixo, para garantir conformidade contínua mesmo durante a atualização do site. Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos etiquetas de formulário precisas; descrições de ícones acionáveis (ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elementos, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups) e outros. Além disso, o processo em segundo plano verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição precisa e significativa baseada no reconhecimento de objeto de imagem como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens que não são descritas. Também extrairá textos que estão incorporados na imagem, utilizando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação de teclado Alt+1. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo leitor de tela assim que entram no site.
Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA.
Otimização da navegação pelo teclado: O processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado. Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter. Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e de salto de conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt+1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado. O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados, movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permitindo que o foco saia dele.
Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Perfis de deficiência suportados em nosso site
Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões resultantes de animações piscantes e combinações de cores arriscadas.
Modo Deficiente Visual: este modo ajusta o site para a comodidade dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma, entre outras.
Modo Deficiência Cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como Dislexia, Autismo, AVC, entre outros, a se concentrarem mais facilmente nos elementos essenciais do site.