Saiba como montar um ambiente de estudos ideal

Os aspectos do ambiente em que você estuda afetam diretamente no seu rendimento.

Ter um ambiente especial para estudar é mais valioso do que o tempo que é reservado para isso. Segundo especialistas, o espaço utilizado para a aprendizagem – luz, som, conforto e a organização do local, seja em casa ou na instituição física influenciam no processo de estudo, positivamente ou negativamente.

Daremos algumas dicas que se aplicam tanto ao ambiente de ensino presencial como ao estudo híbrido à distância.

Manter a ordem é um pré-requisito para obter bons desempenhos e aumentar a eficiência no exercício de atividades cotidianas. Permite melhor gestão do tempo, evita perda de materiais, e estabelece um ambiente agradável bem como auxilia na manutenção do foco.

Há uma base epistêmica para essa relação.
Quando estamos em um lugar sobrecarregado de informações e totalmente desorganizado, o nosso cérebro é bombardeado com estímulos. Dessa forma, nossa capacidade processar dados é prejudicada, exigindo que gastemos mais energia e tempo para nos concentrarmos.

Cores, papeis de parede, novos objetos: esses elementos não apenas decoram, mas podem atuar diretamente em dois níveis de atenção. De acordo com os estudos do neurocientista Michael Posner, nosso cérebro gosta de novidade que produzem estado de alerta necessário para a concentração e influenciam na orientação neural.

Plantas é sempre uma boa opção para se ter no ambiente de estudo.
Uma pesquisa feita pela Universidade de Hyogo, no Japão, mostrou que plantas podem servir muito mais do que para, apenas, decorar o local. O estudo concluiu que a presença delas pode, entre outros benefícios, reduzir o estresse diário e contribuir com o rendimento das atividades.

Mais importante que a facilidade de adaptação como o ambiente em que estuda, é sua identificação como espaço. O local presa em primeiro lugar, respeitar o estilo pessoal de cada pessoa.

 

Agora que você já sabe como é um espaço apropriado para estudo, que tal começar a estruturar o seu?